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Este blog foi criado segundo orientações da professora de Ensino de Geografia e Estagio de vivência docente da Universidade Estadual de Londrina, com o intuito de publicar os trabalhos realizados durante as aulas.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Proposta de atividade simulada. Jogo para sexta série

Análise do texto de Carlos Eduardo Vieira e Medson Gomes de Sá intitulado: Recursos didáticos do quadro-negro ao projetor, o que muda?

Neste texto os autores buscam dar várias idéias sobre diferentes formas metodológicas para se fixar um tema estudado. Segundo os autores, “o método diz respeito à forma como se pretende trabalhar um conteúdo para atingir um objetivo. O método inclui a escolha de recursos didáticos e a dinâmica da aula”.

Para ele o desafio atual para os professores seria o de incorporar os recursos disponíveis da mídia numa aula realmente produtiva e desafiadora.

Os jogos são bons por criar expectativa, ansiedade e entusiasmo dos alunos. Seria um desafio das suas habilidades e conhecimentos, porque eles acabam estudando para vencer. Contribui também para a integração social e a responsabilidade.

Segundo os autores, “O professor deve usar sua inventividade para criar seus próprios jogos, de acordo com os objetivos de ensino-aprendizagem que tenha em vista e de forma a adequá-los ao conteúdo a ser estudado”.

No caso de uma aula com vídeos, além da visualização o professor deve levantar questões para o aluno não ficar passivo no processo, o professor exploraria as imagens e seqüências, articularia tempo e espaço e extrairia informações para se valer das propriedades específicas de um vídeo, como o som, a imagem e o movimento. Antes da escolha do vídeo o professor deve tê-lo assistido para selecionar o que mais se adapte ao conteúdo, e marcar pontos para discussões. No final pode-se fazer questionários, pedir resumos, debates, etc, para que se tenha o retorno do que foi aprendido.

Com o uso da informática é preciso que essa tecnologia seja utilizada de forma que se crie um manual de navegação para orientar os alunos para raciocinarem, para que avancem no conteúdo, já que a informática possibilita inúmeras formas de se ensinar diversos conteúdos, seja por meio de programas, jogos eletrônicos ou internet. Para ajudá-los pode-se utilizar dados atualizados e ilustrações que abranjam o tema.

Com a música pode-se utilizá-la como complemento para auxiliar as atividades desenvolvidas, ou para “ilustrar” um dado tema.

O giz e o quadro negro devem ser utilizados para organizar as idéias, fazer uma síntese da aula dada. Não se deve fazer o aluno copiar textos longos na lousa, pois fica cansativo e porque o ideal é fazê-lo ler e interpretar.

Textos servem para guiá-los a fixar o que foi exposto ou o contrário, fazê-los ler para explicar oralmente depois. O texto é ideal para exercitar a reflexão e a leitura, sendo que depois é mais fácil de se complementar o assunto abordado.

Mapas e globos são ótimos para localizar os fenômenos em estudo e contribuem para a educação cartográfica, e para trabalhar suas estruturas da inteligência para o domínio espacial.

Os trabalhos em grupo contribuem para a troca de conhecimentos, além de permitirem a socialização, responsabilidade, colaboração, participação, respeito à opinião do outro, atenção como ouvinte, etc.

Com os fóruns simulados, deve-se realizá-lo com cuidado para que se consiga administrar diferentes perspectivas de um fato, assumir um ponto de vista, investigar e conseguir construir argumentos lógicos para a defesa do seu ponto de vista.

Com o jornal falado pode-se prepara pôsteres com fotos do tema estudado. Mas a exposição deve ser preparada com responsabilidade, e o professor deve cuidar do envolvimento de todos os participantes para evitar que o assunto seja conduzido por poucos.

Uma dramatização exige do aluno uma representação de um fato em estudo, obrigando o aluno entender o conceito, o acontecimento ou valores em construção. “A mudança no foco de estudo motiva o aluno a desempenhar com êxito seu papel. [...] A dramatização é um recurso que pode ser enriquecido se trabalhado em projeto interdisciplinar”.

Fazendo uma conclusão da análise, podemos dizer que há diversas formas de se trabalhar um dado conteúdo, de forma que, desde que preparado com responsabilidade, possa envolver o raciocínio e a socialização de todos, deixando a aula mais leve, possibilitando uma maior absorção do conteúdo dado, já que ele se fixa no aluno de forma natural, quase que espontânea, diferente daquela aula onde o professor fica na frente falando ou mandando-os copiar por muito tempo, cansando-os e sem querer privando-os de absorver o conhecimento que se pretendia transmitir.

Jogo de Geografia para sexta série

Proposta:

A proposta é fazer com que a os alunos se dividam em grupos e criem seus próprios jogos educativos, contando com o auxílio do professor e tendo como base um modelo, que deve ser estruturado pelo professor.

Depois de prontos, os grupos deverão trazer os jogos para a sala de aula e trocar com os outros grupos, assim cada grupo joga o jogo do outro, aumentando a variedade de perguntas e estimulando os alunos a estudarem o conteúdo para vencer.

Objetivo:

O objetivo do jogo é fazer com que os alunos, de uma forma mais interativa, possam exercitar sobre o tema que foi estudado e assim fixar o conteúdo e aprender um pouco mais, além de interagir socialmente, estimular a criatividade, e despertar o espírito de competitividade.

Como construir:

A construção do jogo é simples e seu custo é pouco, possibilitando qualquer um de realizá-lo.

Os materiais utilizados foram:

-1 Papel paraná,

-4 cartolinas coloridas,

- cola,

- tesoura,

- lápis de cor ou canetinha,

- régua

- lápis de escrever.

- cronômetro (de celular, de relógio, etc.)

-1 dado

-pinos de tabuleiro

(Material utilizado na construção do jogo).

Deve-se deixar claro também que não é obrigado a utilização de cartolinas coloridas, podendo desenhar as casas no próprio papel paraná, barateando o custo do trabalho.

Primeiro deve-se cortar o papel paraná no tamanho desejado para a construção do tabuleiro (recortamos ¼ do papel). Depois de definido o tamanho e recortado, deve-se recortar 2 das cartolinas coloridas em pequenos retângulos, todos de tamanho aproximado (utilizamos a medida 4x3cm) e colá-los formando um caminho de saída e chegada.

A saída e a chegada podem ser feitas com mais uma cartolina de outra cor ou desenhadas diretamente no tabuleiro, mas não se esqueça de indicá-las. Se quiser pode enfeitar os espaços em branco a gosto.

(Recortando a cartolina para fazer as casas que serão percorridas no jogo).

(Colando o caminho que será percorrido no jogo).

Com relação às cartas, pode-se utilizar uma outra cartolina. Corte a cartolina em vários retângulos de tamanhos maiores que os utilizados para a confecção das casas (utilizamos 8,5x5,5cm). Depois de recortados, escreve-se a pergunta na parte superior do cartão e a resposta na parte inferior do mesmo. As perguntas deverão seguir o conteúdo dado pelo professor seguindo o livro didático ou o texto dado em aula, e a resposta deve ser correta, seguindo o que está no livro ou no texto.

Para os pinos podem ser utilizados pinos de outros jogos que os alunos já possuam, ou então usar a criatividade e fazê-los com tampinhas de refrigerante, escolhendo tampinhas de cores diferentes ou pitando-as.

(Cartas de pergunta e resposta criadas com cartolina azul).

(Enfeitando o tabuleiro).

(Tabuleiro finalizado).

Como jogar:

O número de peças será de acordo com o número de alunos em cada grupo, representando cada uma um jogador. Começa o jogo quem tirar o número maior no dado. Em caso de empate o dado deverá ser jogado novamente e assim quem tirar o maior número começa o jogo. O próximo jogador é o que estiver à esquerda do primeiro e assim por diante.

O aluno a sua esquerda (que será o próximo jogador), deve retirar o cartão e fazer a pergunta. O aluno que está jogando deve responder à pergunta corretamente e tem 30 segundos para responder a questão. Se acertar, o jogador deve lançar o dado para andar o respectivo número de casas. Se errar, ele não joga o dado e fica onde estava. Vence o jogo o aluno que atingir à chegada primeiro.

Conclusão:

Com essa atividade simulada, podemos notar que os alunos certamente estariam aprendendo com essa atividade, já que ela faz com que o aluno de sinta mais livre e mais motivado, já que brincadeira traz sensações prazerosas. Deve-se tomar cuidado na hora de elaborar as questões corretamente para que não haja erros de português, erros de conteúdo, e que não haja questões muito complexas, por isso é sempre bom guiar-se pelo livro didático ou pelo material que está sendo utilizado em sala de aula.

Os alunos se divertiriam muito e ao mesmo tempo conseguiriam revisar a matéria, além de interagirem socialmente, o que é muito importante na formação de um cidadão.

(Jogo sendo utilizado).

(Alunos jogando).

ANEXOS:

Perguntas utilizadas nas cartas

1. Quais os fatores naturais que mais influenciam a agricultura?

R: Clima, relevo e solo.

2. O conjunto de atividades agrícolas e pecuárias é chamado de?

R: Agropecuária

3. Qual o sistema utilizado para manter a umidade do solo na ausência de chuvas?

R: Irrigação

4. Qual a diferença na absorção de água entre um solo arenoso e argiloso?

R: O arenoso absorve mais rápida água e o argiloso mais devagar.

5. Qual o tipo de solo encontrado na cidade de Londrina?

R: Terra – roxa

6. O que é agricultura de subsistência?

R: É uma agricultura voltada para o consumo dos produtos pela própria família.

7. O que caracteriza a lavoura comercial?

R: Máquinas, tratores, fertilizantes, sementes.

8. O que é uma monocultura?

R: É o cultivo de um único produto agrícola.

9. O que são os produtos transgênicos?

R: São produtos modificados geneticamente.

10. Quais as regiões que possuem o maior número de grandes propriedades rurais?

R: Centro-Oeste e Norte

11. O que é um latifúndio?

R: São extensas propriedades rurais.

12. O que é um bóia fria?

R: Assalariado temporário que trabalha em épocas de colheita e semeadura.

13. Quais as três principais características das atividades que envolvem a propriedade familiar no Brasil?

R: Subordinação à indústria, aumento do número de pequenas propriedades e crescimento do número de pessoas ligadas à atividade agrícola.

14. O que é pecuária? De que tipo ela pode ser?

R: É a criação de animais. Intensiva ou extensiva.

15. O que é pecuária intensiva?

R: O gado é criado confinado.

16. O que é pecuária extensiva?

R: O gado é criado solto no pasto.

17. O que é suinocultura?

R: É a criação de porcos.

18. O que é avicultura?

R: É a criação de aves.

19. O que é êxodo rural:

R: Migração do campo para a cidade.

20. O processo de industrialização em nosso país acelerou o crescimento das cidades, tornando o Brasil um país urbano e industrial, esta afirmação é verdadeira ou falsa?

R: Verdadeira

21. A partir de 1940 a população rural do Brasil no total populacional vem aumentando ou diminuindo?

R: Diminuindo

22. O que é uma economia agro-exportadora:

R: Uma economia que exporta, vende para outros países produtos agrícolas.

23. Quais são as atividades primárias?

R: Agricultura, Pecuária e Extrativismo.

24. Quais são as atividades terciárias?

R: Comércio e serviços.

25. O que é indústria?

R: É uma atividade econômica que transforma a matéria-prima em produtos.

26. Qual a função de uma indústria de base ou de bens de produção?

R: Transformar a matéria-prima em um produto acabado ou semi-acabado, que servirá de base para a produção de outros bens.

27. O que produz uma indústria de bens de capital ou intermediários?

R: Ela produz os meios e os instrumentos necessários a outras fabricações e aos transportes, como autopeças, ferramentas e máquinas em geral.

28. O que produz uma indústria de bens finais ou de consumo?

R: Produz bens prontos a serem desfrutados diretamente pela população.

29. Dê três fatores que podem influenciar a instalação de uma empresa em um dado lugar?

R: Concentração de mão-de-obra, acessibilidade e eficiência dos meios de transporte, proximidade do mercado consumidor, incentivos governamentais, próximo às fontes de matéria-prima e de energia, etc.

30. Quais os principais tipos de energia que podem ser utilizadas por uma indústria?

R: Energia Térmica, Elétrica e Nuclear.

31. A energia térmica é obtida pela queima de um combustível fóssil. Quais podem ser?

R: Carvão mineral, petróleo, gás natural, álcool, lenha, xisto.

32. O que significa a sigla MST?

R: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

33. O que é a Reforma Agrária?

R: A reforma agrária é um sistema que busca distribuir terras para pessoas que não possuem moradia. É um processo que se fez necessário por causa da grande quantidade de terras concentradas nas mãos de poucos e isso se deu desde o período da colonização quando as terras foram distribuídas de forma injusta e ainda sem produzir.

34. O que significa INCRA?

R: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

35. Qual a função do INCRA?

R: Administrar a questão agrária do Brasil.

36. O que é o MST?

R: É um movimento social cujo objetivo principal é a Reforma Agrária no Brasil.

BIBILIOGRAFIA:

MOREIRA, Igor. Construindo o espaço brasileiro.6ª série.4.ed.São Paulo: Ática, 2003.

Colégio Rainha da Paz. Disponível em:

<http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/geografia/jogo6/home.htm>. Acesso em agosto de 2008.

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